Na noite de quarta-feira, 14, acadêmicos do curso de Enfermagem da Univel participaram de um simulado de um acidente de trânsito com múltiplas vítimas em Cascavel. O exercício contou com a colaboração do Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do SAMU e da Transitar.
A iniciativa foi promovida em consonância com as atividades do Maio Amarelo, uma campanha que foca na conscientização para a diminuição de acidentes e fatalidades no trânsito. A ação teve como principal objetivo simular situações reais de atendimento em ocorrências graves envolvendo diversas vítimas, proporcionando uma experiência prática para os estudantes.
Durante o simulado, os órgãos integrados ao COTRANS de Cascavel demonstraram de maneira prática como se dá o atendimento em situações de complexidade elevada. Este tipo de treinamento é essencial para preparar os futuros profissionais de saúde e segurança pública para lidar com emergências reais.
Além de treinar os acadêmicos, o evento também buscou alertar a comunidade sobre a importância do respeito às normas de trânsito. A conscientização é um aspecto fundamental para a prevenção de acidentes, e iniciativas como essa contribuem para a formação de uma cultura de segurança viária entre os jovens.
O simulado destacou a importância da atuação conjunta entre as diferentes forças de segurança e saúde, reforçando a necessidade de uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. Com ações como esta, espera-se que tanto a comunidade acadêmica quanto a população em geral se tornem mais conscientes e informadas sobre os riscos e cuidados necessários no trânsito.