Treinadores brasileiros encerram jejum de 7 anos

Treinadores brasileiros conquistam títulos importantes e reafirmam capacidade
Filipe Luís e Dorival Jr — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo e Reprodução/Instagram
Filipe Luís e Dorival Jr — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo e Reprodução/Instagram

Já faz algum tempo que o debate sobre a qualidade dos treinadores brasileiros aflora o futebol nacional. Em 2025, ganhou ainda mais força após um estrangeiro se tornar o primeiro a estar à frente da Seleção. No entanto, a competição terminou com o Flamengo na liderança, comandado por Filipe Luís, e o Corinthians conquistando a Copa do Brasil, liderado por Dorival Jr.

Os treinadores brasileiros foram os que terminaram a temporada com troféus de expressão e encerraram um jejum que já durava sete anos. A última vez que a classe foi campeã das três principais frentes da temporada foi em 2017, quando três brasileiros consolidaram o domínio dos técnicos do país.

Dorival Jr, campeão de três das últimas quatro edições da Copa do Brasil, pede mais respeito com os técnicos brasileiros. Ele reforçou que os brasileiros da área foram os protagonistas da última temporada e pediu mais respeito dos próprios compatriotas à classe.

Os treinadores brasileiros demonstraram sua capacidade e qualidade, conquistando títulos importantes e reafirmando sua posição no futebol nacional.