Dirigido por Oliver Laxe, o filme Sirât voltou a ser pauta após o lançamento do seu trailer no Brasil. O longa, indicado a duas categorias no Oscar 2026, faz referência à polêmica gerada pelas críticas do diretor espanhol aos brasileiros em relação às indicações do país ao prêmio.
Sirât compete nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, enquanto O Agente Secreto também está na disputa. O filme de Kleber Mendonça Filho, por sua vez, recebeu outras três indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator com Wagner Moura.
A controvérsia começou quando Laxe atribuiu as indicações do longa brasileiro ao número de integrantes do país na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Essa declaração gerou uma onda de reações nas redes sociais, e o novo trailer reflete esse cenário ao misturar comentários negativos da internet com avaliações favoráveis de veículos internacionais.
Em um dos trechos do trailer, é exibida uma crítica que diz: “Bom filme, mas inferior aos sapatos dos brasileiros”. O enredo de Sirât segue a jornada de um pai em busca da filha desaparecida no circuito de festas eletrônicas no Deserto do Saara. A cerimônia do Oscar está programada para 15 de março.