A equipe do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná classificou o tornado que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, como sendo da categoria F2 na escala Fujita. Os ventos chegaram a 180 km/h e o percurso foi de cerca de um quilômetro. O tornado atingiu 350 residências, impactando 1.200 pessoas.
O tornado provocou queda de árvores e problemas na rede e distribuição de energia elétrica, exigindo a atuação conjunta de diversos órgãos. Duas pessoas tiveram ferimentos leves durante o evento e foram encaminhadas para as unidades de atendimento em saúde. A Defesa Civil Estadual encaminhou 2,6 mil telhas para ajudar os moradores atingidos.
Os meteorologistas percorreram o trajeto do tornado para levantar informações, como a extensão do tornado e o tipo de estragos causado. Imagens das câmeras de monitoramento da região também estão sendo analisadas. O trabalho em campo serve para avaliar a região afetada e classificar o tornado.
A escala Fujita é usada para avaliar a intensidade dos tornados, considerando não apenas a velocidade do vento, mas também outros fatores. O tornado em São José dos Pinhais ocorreu devido a áreas de instabilidade que avançaram pela região metropolitana de Curitiba, encontrando um ambiente aquecido que favoreceu a formação de tempestades severas.