Tornado atinge São José dos Pinhais e deixa centenas de residências danificadas

Moradores relatam momentos de tensão e horror após o tornado
tornado-sao-jose-dos-pinhais-estragos

Moradores do Guatupê, em São José dos Pinhais, contaram os momentos de tensão e horror que viveram quando um tornado com ventos de 180 km/h atingiu a região. Casas destelhadas, vidros estilhaçados e árvores e muro caídos eram alguns dos cenários vistos pelas ruas do bairro. Cerca de 350 residências foram afetadas pelo fenômeno climático.

O morador Jean Luca relatou que, ao chegar em casa, encontrou apenas destroços. Ele havia saído para comprar materiais de uma reforma que fazia em um quarto quando o tornado passou. A força do vento surpreendeu quem estava dentro de casa, como Adriana Gonçalves, que relatou momentos de desespero ao ver o telhado ser arrancado em poucos segundos.

Em meio à destruição, a solidariedade começou a aparecer logo nas primeiras horas após o tornado. Moradores como Estevam Protzka e Paulo Pedro Souto relataram a rapidez com que o tornado destruiu tudo e a importância de ajudar quem precisa. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Prefeitura de São José dos Pinhais atuam no atendimento às famílias, com vistorias, cortes de árvores e distribuição de lonas.

A Defesa Civil Estadual encaminhou uma carga de 2,6 mil telhas e 310 metros de lona para auxiliar os moradores do Guatupê atingidos pelo tornado. Os moradores agradecem por estar vivos e começam a reconstruir suas vidas após o desastre.