Os torcedores que compareceram na Arena do Grêmio não estavam ali somente para assistir à primeira exibição da equipe sob comando de Luís Castro. Os holofotes também estavam em cima de Tetê, que fez sua estreia pelo Grêmio. Ele deu um ótimo primeiro indicativo na goleada de 5 a 0 sobre o São Luiz, pelo Campeonato Gaúcho.
Tetê foi revelado no clube, mas nunca havia atuado pelo profissional pelo tricolor. Foram necessários sete anos, em que passou por 5 times diferentes, para que ele enfim fizesse sua estreia. E demonstrou que não perdeu as principais características neste período fora.
O jogador foi muito incisivo pelo lado direito e tentou a todo instante jogadas de efeito. Ele foi coroado pela insistência e deu uma assistência para Carlos Vinícius marcar um gol. Carlos Vinícius avassalador, o centroavante balançou as redes três vezes e deu o recado: iniciou esta temporada no mesmo ímpeto que terminou a última.
Tetê parece não ter esbarrado num problema que é corriqueiro para quem não está habituado à loucura do futebol brasileiro: o processo de adaptação. Foram apenas 45 minutos disputados na estreia, mas ele conseguiu demonstrar o porque do tricolor gaúcho ter feito um esforço pela sua chegada.