As altas temperaturas, associadas ao período de festas e de férias, resultaram em aumentos expressivos no consumo de água tratada em várias regiões do Paraná nos últimos dias. O Litoral foi a região que mais consumiu água tratada no Estado, com um aumento de 20% no consumo em relação ao mesmo período de 2024. Somente em Guaratuba, o aumento foi de 25% e em Caiobá, de 22%.
O consumo de água tratada nas cidades do Litoral atendidas pela Sanepar foi de mais de 94 milhões de litros no sábado, o que é 1 milhão de litros a mais do que o registrado no dia 31 de dezembro de 2024. O diretor-presidente da Sanepar afirma que a alta demanda já é esperada neste período no Litoral e a Companhia se preparou para garantir a qualidade dos serviços essenciais durante o Verão.
As equipes da Sanepar estão trabalhando ininterruptamente para evitar casos pontuais de desabastecimento e baixa pressão. As equipes acompanham os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água 24 horas por dia, com revisões frequentes para agir de maneira preventiva, caso seja necessário. Outras cidades paranaenses também registraram aumento de consumo significativo entre os dias 20 e 27 de dezembro.
O calor excessivo contribuiu para aumentar ainda mais o consumo de água. É fundamental que a população utilize a água de maneira consciente para garantir o abastecimento durante esses picos de consumo. O uso racional da água, priorizando a higiene pessoal e a alimentação, é importante para evitar problemas de abastecimento.