A segunda-feira começou com temperatura atípica para o mês de janeiro em Foz do Iguaçu, com 14ºC às 7h. O tempo mais fresco teve como causa o vento procedente da Argentina, que afastou massas de ar mais quente vindas das áreas tropicais do continente. A máxima prevista para Foz do Iguaçu não deverá passar dos 28°C.
As temperaturas voltarão a subir ao longo da semana, devendo ultrapassar os 30°C em mais de uma jornada. Há previsão de pancadas na sexta e no domingo, bem como precipitações mais consistentes no sábado. O acumulado para sábado poderá superar 34 milímetros.
A vazão de água nas Cataratas do Iguaçu estava em 1.590 metros cúbicos por segundo às 7h desta segunda-feira. Tal volume representa fluxo ligeiramente acima do referencial para o trecho do rio em Foz do Iguaçu. A água que passa por Capanema costuma demorar, em média, cerca de 15 horas para chegar às Cataratas do Iguaçu.
A previsão para as próximas horas indica tendência de redução na vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. O pico do atual ciclo ocorreu às 22h da noite anterior, com a passagem de 2.350m³/s. A estação Porto Capanema, águas acima de Foz do Iguaçu, voltou a crescer durante a madrugada, após mínimo de 754m³/s na noite anterior.