Santin Roveda lança passaporte veicular digital no Paraná

O projeto-piloto do Passaporte Veicular Digital transforma carros em ativos digitais, com inscrições abertas.

Proprietários de veículos do Paraná podem participar de um projeto-piloto desenvolvido pelo Detran-PR e o Tecpar-PR para obter o Passaporte Veicular Digital, uma iniciativa inovadora no Brasil. As inscrições estão abertas desde esta quarta-feira (11) e vão até o dia 23, podendo ser feitas no site do Detran.

O objetivo do projeto é criar um registro único digital em blockchain, reunindo informações do veículo, como dados de fábrica, histórico de revisões e transferências. Cada carro receberá um token único, vinculado ao chassi, permitindo rastreamento seguro e imutável das informações ao longo de sua vida útil.

O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, afirmou que, inicialmente, o plano era “tokenizar” mil veículos, mas todos os inscritos poderão participar para democratizar o acesso à tecnologia. O projeto visa garantir segurança e confiabilidade, facilitando a vida dos proprietários de veículos.

O projeto-piloto terá duração de 120 dias e será monitorado por um Comitê Gestor. As informações do Passaporte Veicular Digital estarão disponíveis no site e aplicativo do Detran-PR a partir do dia 2 de março, por um período de 60 dias, permitindo que veículos de qualquer ano e modelo, incluindo motos e caminhões, participem do processo online.