Passados dois meses do tornado que destruiu grande parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, a construção das casas contratadas pelo Governo do Estado continua. Até esta quarta-feira, 15 já foram erguidas e estão em diferentes fases de acabamento, sendo que uma delas foi finalizada e passa por vistoria pelos engenheiros da Cohapar antes de ser entregue.
Os trabalhos continuaram inclusive durante o fim de ano nos terrenos liberados pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu em parceria com a Cohapar, esta última responsável pelo gerenciamento das obras e o cadastro das famílias atingidas pelo fenômeno climático. Até 11 de dezembro de 2025 eram cinco casas construídas, ou seja, em menos de um mês outras 10 foram levantadas.
Essa rapidez é possível graças ao modelo construtivo das unidades, construídas no sistema light wood frame, que utiliza painéis pré-fabricados para formar a estrutura das paredes. Diferente da alvenaria tradicional, esse método permite que as peças sejam produzidas e transportadas prontas para montagem no local, garantindo rapidez, alta precisão e menor desperdício.
O prazo para a entrega das 320 unidades é de 180 dias, com um investimento de R$ 44 milhões. Além disso, o Governo do Estado também já destinou R$ 21 milhões em ações de apoio às famílias de Rio Bonito do Iguaçu por meio dos programas Reconstrução e Superação.