Relator da cpmi do inss critica desfile de escola de samba com homenagem a lula como ‘exaltação

O deputado Alfredo Gaspar, relator da cpmi do inss, classificou apresentação em homenagem ao presidente como incentivo à ‘esculhambação’ e questionou gestão do petista no país.
54915421209_21414c59c5_o-300x200-1

Alfredo Gaspar, relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, afirmou que o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva representou a “exaltação à corrupção” e à degradação institucional do Brasil. Em mensagens, o parlamentar associou a celebração ao que descreveu como uma ‘esculhambação’ no país, alegando que o governo atual teria perdido o controle das finanças e da segurança pública.

Gaspar destacou ainda problemas como juros em nível elevado, dívida pública crescente e desrespeito à responsabilidade fiscal como evidências de um governo em crise, segundo sua visão. Ele também mencionou o avanço do crime organizado no território nacional, além de uma suposta ‘trupe’ que estaria beneficiando os condenados no âmbito judicial. A crítica foi publicada em rede social, com tom de descontentamento popular.

O desfile gerou repercussão política em ano eleitoral, levando o Partido Novo a anunciar protocolamento de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) no Tribunal Superior Eleitoral. A medida visa apurar eventual abuso de poder político ou influência do poder econômico, conforme prevê a legislação eleitoral.

A cpmi do inss deve seguir investigando irregularidades no sistema previdenciário, enquanto a oposição apresenta ações para questionar a homenagem em desfiles durante o período de campanha.