Rede Estadual Celebra Avanço na Formação de Leitores com Ferramenta Digital

A rede estadual de ensino comemora os avanços no incentivo à leitura entre crianças e jovens por meio do Leia Paraná, recurso educacional digital.
Ferramenta digital Leia Paraná — Foto: Governo do Paraná
Ferramenta digital Leia Paraná — Foto: Governo do Paraná

No Dia do Leitor, celebrado nesta quarta-feira (7), a rede estadual de ensino comemora os avanços no incentivo à leitura entre crianças e jovens por meio do Leia Paraná, recurso educacional digital que vem transformando a relação dos estudantes com os livros. Integrada ao cotidiano escolar, a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação alia literatura, tecnologia e aprendizagem para tornar a leitura mais acessível e presente na rotina dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O interesse dos estudantes da rede estadual pela leitura é cada vez mais evidente. No ano de 2025, cerca de 1,4 milhão de leituras foram concluídas, totalizando mais de 10 milhões de horas dedicadas à atividade. Em relação a 2024, quando cerca de 1 milhão de leituras foram finalizadas, o engajamento foi significativo.

Para o secretário de Estado da Educação, os dados refletem mudanças importantes em relação ao hábito de leitura dos estudantes. “Unimos tecnologia e literatura para aproximar os livros da realidade dos estudantes. O Leia Paraná amplia o repertório cultural, fortalece a compreensão textual e contribui diretamente para o desenvolvimento da aprendizagem”, afirma.

Com mais de 140 recursos educacionais disponíveis, entre livros digitais e audiolivros, o acervo reúne obras de diferentes gêneros, níveis de complexidade e áreas do conhecimento. O diferencial do Leia Paraná está na experiência flexível oferecida aos alunos, que podem ler no seu ritmo, em diferentes dispositivos, e interagir com conteúdos que dialogam com o currículo escolar.