Rede estadual abre matrículas presenciais para estudantes

Matrículas presenciais para estudantes que perderam o prazo regular começam nesta segunda-feira
Foto: Governo do Paraná
Foto: Governo do Paraná

A partir desta segunda-feira, pais e responsáveis que ainda não solicitaram vaga na rede pública estadual de ensino do Paraná poderão realizar a matrícula de seus filhos ou dependentes diretamente nas escolas. A alternativa é destinada a estudantes que, por algum motivo, não confirmaram a matrícula durante o processo regular realizado em 2025. O objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino.

As matrículas para os cursos da educação profissional terão início no dia 7 de janeiro, também por atendimento presencial nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas. O processo exige a apresentação de documentação obrigatória, incluindo comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou documento oficial com foto, e outros documentos específicos para cada nível de ensino.

Os estudantes que perderam os primeiros prazos ainda têm garantido o direito de estudar na rede estadual, mas poderão ser remanejados para outra unidade, que não a da preferência, conforme a disponibilidade de vagas. A rede estadual de ensino do Paraná atende atualmente mais de um milhão de estudantes, distribuídos em 2.088 escolas em todo o Estado.

A documentação entregue presencialmente deve ser digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante, seguindo as normas da LGPD. O secretário de Estado da Educação destaca a importância de efetivar a matrícula para garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino.