Os deputados Alexandre Curi e Gugu Bueno protocolaram um projeto de lei na Assembleia Legislativa para instituir o Programa de Enfrentamento às Mudanças e às Emergências Climáticas nas escolas das redes pública e privada de ensino do Paraná. O objetivo é reduzir os impactos de eventos climáticos extremos e garantir mais segurança, conforto e bem-estar à comunidade escolar.
Entre as medidas propostas estão a adequação das estruturas escolares para garantir conforto térmico e segurança, a criação de protocolos para o enfrentamento de emergências climáticas e a capacitação de alunos e colaboradores para situações de risco e planos de contingência. “O projeto busca alinhar educação, sustentabilidade e proteção da vida”, explica Alexandre Curi.
O projeto prevê a revisão dos sistemas de climatização e isolamento térmico das escolas, além de instalação de fontes de energia renovável, adequações arquitetônicas para melhorar a ventilação e o arejamento, cobertura e isolamento de quadras poliesportivas e arborização com espécies nativas. A inserção do tema mudanças climáticas no projeto pedagógico das escolas também é prevista.
A implementação das medidas poderá ocorrer de forma gradual, com prioridade para as unidades escolares mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. O texto autoriza ainda o poder público a firmar convênios e parcerias com prefeituras e organizações da sociedade civil para viabilizar as ações previstas. De acordo com os deputados, a proposta responde a uma realidade cada vez mais presente no Paraná, com eventos climáticos extremos como tempestades severas e tornados que provocaram impactos relevantes na população e na infraestrutura urbana.