O projeto 'Trocou, Economizou' já visitou mais de 16 mil lares paranaenses para fazer a troca da geladeira adquirida pelos clientes. Por meio do programa, a Copel oferece desconto na compra de novos refrigeradores, com o objetivo de promover a substituição de equipamentos antigos que consomem uma quantidade maior de energia. Junto com a troca da geladeira, quatro lâmpadas são substituídas por tecnologia LED, mais econômica.
Uma das casas já visitadas é a da Maria Alves Feitosa de Alencar, moradora da zona norte de Londrina, no Norte do Estado. De acordo com ela, a compra da geladeira nova com o incentivo da Copel foi feita por sugestão do filho. O modelo entrou no lugar de um equipamento que já acumulava 22 anos de uso.
A geladeira a ser trocada deve ter ao menos cinco anos de uso e precisa estar em funcionamento. Ela é entregue no ato do recebimento da nova geladeira adquirida, para encaminhamento ao descarte ambientalmente correto, em um processo de logística reversa que permite o aproveitamento dos resíduos. Na ocasião de recebimento do novo eletrodoméstico, o consumidor deve entregar quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes de no mínimo 16 watts, que são trocadas por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.
O supervisor do Programa de Eficiência Energética da Copel destaca que, além do resultado individual para cada família, o projeto tem um efeito positivo para toda a sociedade. O consumo médio das residências paranaenses, nos últimos 12 meses, foi de 191kWh. Estima-se que o consumo das geladeiras responda por uma parcela entre 8% e 31% deste montante, dependendo da configuração de eletrodomésticos presentes no domicílio e do uso feito pelo cliente.