Presidente do TRE-PR se reúne com Cármen Lúcia para discutir eleições

Luciano Carrasco participou de reunião no TSE para tratar das diretrizes das eleições de 2026.

Nesta terça-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, esteve em uma reunião administrativa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O encontro contou com a presença de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para discutir as diretrizes que guiarão os magistrados nas Eleições de 2026.

As recomendações já haviam sido apresentadas pela presidente do TSE na abertura do ano eleitoral e, agora, foram detalhadas de forma técnica aos dirigentes regionais. Cármen Lúcia destacou que as orientações visam padronizar condutas e reforçar a credibilidade da Justiça Eleitoral durante o processo eleitoral.

Além das diretrizes institucionais, a reunião também abordou o calendário das eleições gerais de outubro e aspectos logísticos relacionados à organização do pleito. Durante o encontro, Luciano Carrasco apresentou o Conectajus, uma ferramenta desenvolvida pelo TRE-PR que visa aumentar a transparência ao divulgar a agenda dos membros da Corte Eleitoral.

Carrasco elogiou a iniciativa do TSE em estabelecer padrões éticos para os magistrados, com o intuito de fortalecer a confiança da sociedade na Justiça Eleitoral. Ele destacou que o Conectajus permite que qualquer cidadão consulte, pela internet, o nome do advogado e o número do processo de audiências previamente agendadas com os magistrados do Tribunal.