A construção da Ponte de Guaratuba, localizada no Litoral do Paraná, atingiu a marca de 91% de execução em janeiro. O encontro entre os dois trechos estaiados e a parte pré-moldada está cada vez mais próximo, com previsão para ocorrer até o final de fevereiro. Este momento simboliza um marco importante na obra, que deve ser inaugurada dentro de dois meses.
O avanço significativo ocorreu no trecho estaiado, considerado o mais complexo, que já soma 284 metros dos 320 metros previstos. Recentemente, os trabalhos mostraram evolução expressiva nos apoios centrais da estrutura. A instalação dos estais, que são os cabos responsáveis pela sustentação, também segue em ritmo acelerado, com 10 pares já fixados em cada um dos mastros dos apoios 04 e 05.
Outra etapa importante que foi concluída é o lançamento das 160 vigas longarinas no trecho pré-moldado. Com isso, a obra entra na fase final do tabuleiro e dos acabamentos, como a pavimentação e a ciclovia. As equipes estão focadas nos últimos quatro vãos do tabuleiro, realizando a execução de pré-lajes, armação e concretagem.
As obras complementares focadas na funcionalidade e segurança da ponte também estão em andamento. Estão sendo instaladas barreiras rígidas centrais e laterais, eletrodutos no passeio e guarda-corpos. Além disso, o preenchimento do passeio com concreto e a implantação da iluminação pública já começaram, com os primeiros postes instalados. As atividades de infraestrutura viária incluem drenagem, terraplenagem e pavimentação, com previsão de 50 mil m² de camadas de pavimentação e 70 mil m² de revestimento asfáltico.