Uma vereadora da cidade de Presidente Franco, no Paraguai, protocolou pedido de mudança no sistema de espera dos caminhoneiros para a travessia da Ponte da Integração. Atualmente, a nova ponte fronteiriça está com trânsito liberado apenas para a passagem de caminhões sem carga. A travessia acontece somente no período noturno, das 22h às 5h.
A vereadora Julia Ferreira enviou ofícios pedindo ao governo do Paraguai que permita aos caminhoneiros o uso provisório do pátio da Administração Nacional de Navegação e Portos. O objetivo é preservar a ordem urbana e evitar a ocupação indevida das ruas, avenidas e acostamentos.
Moradores de Presidente Franco reclamam de transtornos causados pelos caminhões com destino ou procedentes da Ponte da Integração. As queixas mencionam danos no pavimento das ruas, portões bloqueados e fiação elétrica e de internet arrancada. Enquanto o Corredor Metropolitano del Este não fica pronto, os caminhões precisam passar por dentro de Presidente Franco.
A inauguração do corredor está prevista para 2027. A vereadora ponderou que o uso do prédio da ANNP pelos caminhoneiros solucionará problemas como a falta de banheiros.