Ponte da Bioceânica avança em 90% da obra e previsão de conclusão é setembro de 2026

A Ponte da Bioceânica, construída sobre o Rio Paraguai entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, está próxima de atingir seu avanço técnico, mas ainda enfrenta desafios nas vias de acesso.
150226-ponte-bioceanica-2

A obra da Ponte da Bioceânica, em construção sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (Brasil) e Carmelo Peralta (Paraguai), chegou a 90% de execução e mantém a previsão de conclusão para setembro de 2026. Os trabalhos começaram em janeiro de 2022, e os últimos dias foram dedicados ao fortalecimento dos cabos de sustentação para alcançar o ponto central que unificará as margens.

As equipes já estão a apenas 109 metros da conexão final entre as cabeceiras, mas persistem problemas nas vias de acesso à estrutura e na rodovia que comporá o corredor bioceânico no Chaco paraguaio. Essa situação pode atrasar o início da operação da ponte, assim como ocorreu com a Ponte da Integração, obra anterior no mesmo país.

Projeto bilateral entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Bioceânica integra um investimento de R$ 575,5 milhões para reforçar a integração rodoviária regional. Com ela, a conectividade será aprimorada, facilitando o transporte de mercadorias entre os portos do Atlântico (Brasil) e do Pacífico (Chile), incluindo rotas pela Argentina.

O corredor bioceânico permitirá aos exportadores e importadores o envio e recebimento de cargas com maior agilidade em rotas internacionais, ainda que dependa dos ajustes finais nas vias de entrada e saída da ponte.