Chuvas fortes, alagamentos e tempestades têm causado a perda das placas de carro em diversas regiões. Quando o acidente ocorrer, o primeiro passo é avaliar as condições da placa: se ela for do padrão Mercosul e estiver íntegra, o motorista pode recolocá-la no veículo sem burocracia.
No entanto, placas danificadas ou do modelo antigo — aquelas com lacre — exigem substituição. Para isso, é preciso preencher um formulário de extravio pelo site oficial e agendar atendimento em uma Ciretran, apresentando documento de identificação e do veículo.
Os proprietários também podem optar por comparecer diretamente a uma Ciretran para realizar uma vistoria, que definirá a necessidade de uma nova placa confeccionada por estamparia credenciada. A placa extraviada deve ser substituída até mesmo em despachantes autorizados.
Caso a placa não seja encontrada, é obrigatório registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Essa medida evita que o motorista seja responsabilizado por infrações cometidas com o uso indevido do equipamento.