Parque Nacional do Iguaçu completa 87 anos

O Parque Nacional do Iguaçu completa 87 anos de existência com recorde de visitantes e desafios ambientais
Solenidade marcou o aniversário do parque — Foto: Solenidade marcou o aniversári
Solenidade marcou o aniversário do parque — Foto: Solenidade marcou o aniversári

O Parque Nacional do Iguaçu é o maior remanescente da Mata Atlântica do Sul do Brasil e completa 87 anos de existência. A reserva verde de 185 mil hectares recebeu 2.058.000 visitantes em 2025, o maior número da história.

O parque enfrenta desafios como a caça, que causa desequilíbrio ecológico, e as filas para entrar na reserva. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos, reconhece que a unidade tem problemas sérios e está trabalhando para distribuir melhor os turistas dentro do parque.

A gestão de turismo do Parque Nacional do Iguaçu é de responsabilidade do consórcio Urbia+Cataratas, que se comprometeu a realizar várias melhorias na unidade. O grupo anunciou um investimento de R$ 600 milhões até 2030, quando a perspectiva é de receber quatro milhões de visitantes.

O consórcio está programando a inauguração de um centro de visitantes no município de Céu Azul e a abertura de atrativos envolvendo arvorismo, tirolesa e torre de observação. Além disso, está prevista a entrega de uma nova passarela que leva os turistas à Garganta do Diabo em 2029.