Paraná Descentraliza Investimentos e Acelera Crescimento das Cidades

O Governo do Paraná trabalha de maneira descentralizada a gestão de investimentos para acelerar o crescimento das cidades.
Projeto do Terminal Metropolitano de Londrina. — Foto: Projeto do Terminal Metro
Projeto do Terminal Metropolitano de Londrina. — Foto: Projeto do Terminal Metro

A Secretaria das Cidades do Governo do Paraná disponibilizou R$ 34,5 bilhões para projetos de infraestrutura urbana nos últimos sete anos. Neste momento, são mais de R$ 4,2 bilhões empenhados em obras, equipamentos e investimentos pela secretaria.

Essas iniciativas envolvem o Asfalto Novo, Vida Nova, maior programa de pavimentação urbana do Brasil, o Ilumina Paraná, construção de Apaes, escolas municipais e outros projetos que auxiliem os municípios a atenderem de maneira qualificada os cidadãos.

Os investimentos têm impacto direto na qualidade de vida, o que pode ser comprovado pelo Índice de Gini e Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), que apontam para um progresso mais equilibrado do Paraná nos últimos anos. O levantamento do IPDM mostra que 317 das 399 cidades do Estado, ou mais de 79% do total, apresentam desempenho de médio para alto nas áreas de renda, educação e saúde em 2022.

O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, explica que esse dinamismo do Estado garante que tanto grandes centros quanto pequenas localidades caminhem juntos, transformando solidez econômica em justiça social e oportunidades reais para todos. O Paraná tem se consolidado como a quarta maior economia do Brasil, com incremento do PIB, vivendo um momento de pleno emprego e de avanços importantes na pauta econômica.