O governador em exercício assinou nesta quarta-feira o apoio do Paraná ao Manifesto Ambição Regional: Pela Liderança Global em Conhecimento e Tecnologia Agregada às Proteínas, uma proposta do Programa de Desenvolvimento do Oeste (POD) para transformar a produção de alimentos da região em um modelo de liderança global com agregação de tecnologia. A ação ocorre durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, e reforça o compromisso do Estado com investimentos em infraestrutura que beneficiam o Oeste, como a duplicação integral da BR-277 e pavimentação de 389 estradas rurais.
O manifesto busca mobilizar diversos setores da sociedade para trabalhar de forma integrada e a longo prazo, com o objetivo de promover desenvolvimento sustentável e qualidade de vida até 2040. A região já é reconhecida por sua forte cadeia produtiva no agronegócio, além de universidades, parques tecnológicos e um ecossistema de inovação consolidado, segundo o documento assinado.
Para atingir a meta, foram estabelecidos três passos: até 2028, consolidar a estrutura da ambição regional com governança multissetorial ativa; de 2029 a 2033, expandir o valor agregado e projetar o Oeste globalmente; e de 2033 a 2040, alcançar liderança mundial em tecnologia aplicada a proteínas. O governador ressaltou a importância de unificar esforços entre governo, cooperativismo e sociedade para potencializar resultados e melhorar a região.
A iniciativa também se inspira em modelos de sucesso internacionais e destaca a capacidade do Oeste como uma das maiores produtoras e exportadoras de proteína do mundo.