Paraná amplia cardápio nas escolas e garante 1,5 milhão de servimentos diários

O Governo do Estado disponibiliza de três a cinco refeições por dia letivo nas 2 mil escolas estaduais
Alimentação escolar no Paraná — Foto: Governo do Paraná
Alimentação escolar no Paraná — Foto: Governo do Paraná

A alimentação escolar é uma das políticas públicas de maior alcance e reconhecimento entre os estudantes da rede estadual do Paraná. Alimentando cerca de 1 milhão de alunos diariamente nas 2 mil escolas estaduais, o Governo do Estado disponibiliza, por meio do programa Mais Merenda, de três a cinco refeições por dia letivo. O programa responde por cerca de 1,5 milhão de servimentos diários.

O investimento total destinado à alimentação escolar ano passado foi de R$ 510 milhões. Desse montante, R$ 54 milhões foram aplicados na aquisição de alimentos livres de agrotóxicos. Por meio do Fundepar, foram adquiridas aproximadamente 17 mil toneladas de ovos, frutas, verduras, legumes, hortaliças e pães, provenientes de cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares.

Para garantir qualidade e segurança ainda maior à mesa dos estudantes, o Governo do Paraná realiza, anualmente, cerca de 500 análises laboratoriais dos alimentos fornecidos na merenda escolar. Em 2025, 438 itens da alimentação escolar foram submetidos às análises, que resultaram em mais de 7 mil determinações microbiológicas.

O protocolo é executado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, em parceria com o Fundepar, e está alinhado às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O processo abrange todas as etapas, desde a inspeção das embalagens e conferência dos produtos na entrega pelos fornecedores até análises laboratoriais detalhadas.