Paraguai exige vacina contra febre amarela

Regras para entrada e saída do país
Vacina contra febre amarela — Foto: H2FOZ
Vacina contra febre amarela — Foto: H2FOZ

O Ministério da Saúde Pública do Paraguai emitiu um comunicado reforçando que a vacina contra a febre amarela é obrigatória para entrar ou sair do país. A regra vale para cidadãos paraguaios, estrangeiros residentes e viajantes de áreas de risco, incluindo o Brasil.

A vacina é necessária para pessoas com idade entre 1 e 59 anos, e o certificado de vacinação pode ser apresentado em formato impresso ou digital. Quem ainda não tomou a vacina deve recebê-la pelo menos dez dias antes da viagem.

A exigência do certificado de vacinação contra a febre amarela vale para quem precisa registrar entrada ou saída do Paraguai. No entanto, se você vai apenas a Ciudad del Este ou municípios vizinhos, não há necessidade de registrar entrada ou saída.

A dispensa ocorre porque o Paraguai aplica as regras do Tráfego Vicinal Fronteiriço, que desburocratiza as travessias entre cidades vizinhas. Portanto, se você está em Foz do Iguaçu e quer cruzar a Ponte da Amizade para comprar na área central de Ciudad del Este, não precisa registrar a entrada ou apresentar certificado.