Oposição Tenta Barrar Desfile de Carnaval que Homenageia Lula

Partidos de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram com ações na Justiça para tentar barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, que tem como enredo a trajetória pessoal e política do presidente.

A primeira-dama, Janja da Silva, deverá desfilar em carro alegórico. O Partido Novo apresentou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o desfile, enquanto o senador Bruno Bonetti e o deputado Anderson Moraes protocolaram uma ação popular na Justiça Federal.

As ações questionam um acordo entre a Embratur e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no valor de R$ 12 milhões, destinado à promoção internacional do Carnaval do Rio como produto turístico. Na visão dos parlamentares, há desvio de finalidade e violação aos princípios da administração pública.

A ação popular ainda será analisada pela Justiça Federal, enquanto a representação no TSE foi distribuída ao ministro André Mendonça, que poderá decidir sobre o pedido de liminar ou submeter a questão ao plenário.