Novo parque na Arthur Bernardes trará ciclovias e áreas de lazer em Curitiba

A revitalização do eixo da Arthur Bernardes em Curitiba inclui um parque linear de 40 mil metros quadrados, com ciclovias, quadras esportivas e áreas verdes, promovendo lazer e sustentabilidade.

A cidade de Curitiba está passando por um processo de revitalização em um de seus principais corredores urbanos, a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes. A iniciativa visa transformar a área em um extenso espaço voltado ao lazer, à mobilidade e à preservação ambiental. Com um parque linear de 40 mil metros quadrados, o projeto inclui ciclovias, pistas de caminhada, quadras esportivas, jardins filtrantes e novos locais de convivência.

Essa intervenção ocorre na confluência dos bairros Vila Izabel, Portão, Santa Quitéria e Seminário, fazendo parte do projeto conhecido como Novo Inter 2. Este projeto é considerado a maior transformação já realizada em um corredor circular do transporte coletivo na cidade. A requalificação do eixo da Avenida Arthur Bernardes busca integrar transporte, drenagem sustentável, áreas verdes e opções de lazer em um espaço urbano mais funcional.

O novo parque linear trará diversas melhorias para a região, incluindo a construção de ciclovias, pistas para caminhada, quadras poliesportivas, uma quadra de tênis, um playground moderno com piso emborrachado e áreas de permanência para moradores e visitantes. Além disso, o projeto prevê a instalação de iluminação em LED, paisagismo, calçadas e uma nova infraestrutura voltada para a mobilidade cicloviária.

Um dos principais elementos do projeto é a criação de 12 mil metros quadrados de jardins de infiltração, que desempenharão um papel crucial na drenagem urbana. Esses jardins filtrantes aumentarão a permeabilidade do solo e contribuirão para a mitigação dos impactos das chuvas na área.

As obras já estão em curso no trecho entre as ruas São Leopoldo e Francisco Klemtz, abrangendo aproximadamente 1,8 quilômetro da avenida. Nesta fase, estão sendo realizadas melhorias nas pistas e a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, além da requalificação completa do corredor.

Com relação às questões ambientais, o projeto demandou a remoção de 105 árvores entre as 1.534 catalogadas na área, enquanto 37 delas serão transplantadas. Em compensação ambiental, a Prefeitura plantou 8.458 novas árvores em diversos bairros, incluindo Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel, Água Verde, Batel, Fazendinha e Novo Mundo. As espécies plantadas incluem ipês, jacarandás, manacás-da-serra, patas-de-vaca e araucárias.