A Direção Geral de Registro Civil do Paraguai informou que irá regulamentar os nomes permitidos para as crianças nascidas no país. A ação tem como objetivo evitar nomes vexatórios. Há inúmeros casos de cidadãos paraguaios que sofrem bullying ao longo da vida devido às escolhas dos pais.
A lista de nomes de “gosto duvidoso” registrados nos últimos anos no Paraguai inclui Gloria Sádica, Pilincho, Locura e Sandalia. Outros nomes como Lluvia de Oro, Dámela, Eliana Cabeza, Olimpia Campeón e Sargento Segundo também estão na lista.
O chefe do Registro Civil do Paraguai destacou que alguns nomes pouco usuais não estão proibidos. Bendición Divina e Santa Primitiva, embora curiosos, não violam as regras existentes no país. Nos próximos dias, será divulgado um regulamento com as orientações para unificação dos critérios.
A regulamentação dos nomes permitidos para as crianças nascidas no Paraguai é uma medida para proteger os cidadãos de possíveis constrangimentos ao longo da vida. A campanha de conscientização aos progenitores é a primeira etapa da ação.