O Instituto Água e Terra (IAT) deu início ao monitoramento ambiental da requalificação da orla de Pontal do Paraná, que atualmente está com 10% de execução. O projeto inclui intervenções na faixa de restinga, focando no manejo da vegetação e proteção da fauna em uma área de 22 mil metros quadrados, conforme as condições do licenciamento.
Ao final da reestruturação, prevista para 2026, a recuperação ambiental deve abranger 44.358 metros quadrados, o dobro da área impactada. As ações incluem o plantio de espécies nativas, controle de vegetação exótica e gestão da fauna silvestre ao longo de 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas, com um investimento de R$ 34,5 milhões.
O manejo da vegetação está sendo realizado com o inventário de árvores e mapeamento da restinga, sob a supervisão de uma equipe técnica multidisciplinar. As tarefas incluem controle das áreas de intervenção e resgate de animais encontrados, que são soltos em locais seguros, longe da obra.
O monitoramento ambiental é contínuo e ocorre em todas as fases do projeto, especialmente nas etapas que envolvem a vegetação de restinga. A equipe é responsável pelo resgate de animais e pela minimização dos impactos sobre a flora e fauna, integrando a revitalização da orla a uma política pública de desenvolvimento sustentável no litoral paranaense.