As obras do Moegão alcançaram 80,29% de execução, de acordo com as medições técnicas realizadas na primeira quinzena de dezembro. O projeto vai centralizar a recepção de trens carregados com granéis vegetais sólidos nos portos paranaenses e fará a distribuição das cargas para 11 terminais que estarão interligados ao sistema. O Governo do Estado do Paraná está investindo mais de R$ 650 milhões na construção do complexo.
Até o momento, foram concluídos 87% da parte civil, 85,24% da mecânica e 57,81% da parte elétrica. Conforme o cronograma, a conclusão está prevista para o começo de fevereiro de 2026. As equipes também atuam na finalização da instalação dos sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Quando entrar em operação, o projeto terá capacidade para receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano, atendendo aos terminais do Corredor de Exportação Leste. Com a conclusão da obra, o processo de descarga será padronizado em um único ponto de descarga com a movimentação de 900 vagões por dia.
Além da alta na produtividade, também existirão vantagens no trânsito local, como a redução do número de cruzamentos com interrupções nas vias de acesso à área portuária. O Moegão não é uma estrutura isolada, mas integra um conjunto de obras e investimentos que estão transformando o Porto de Paranaguá