O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende incluir na pauta de reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um pedido relacionado à atuação da Petrobras na Venezuela. O encontro está previsto para ocorrer em Washington, na segunda quinzena de março.
A proposta do governo brasileiro é obter do governo americano uma autorização para que a estatal possa retomar atividades de exploração e produção de petróleo em território venezuelano. A empresa já manteve operações no país no passado, mas deixou a região após um período marcado por instabilidade política, crise econômica e sanções internacionais.
O governo da Venezuela submete decisões sobre petróleo e Petrobras ao governo americano. Após a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos, o governo de Delcy Rodríguez assumiu o compromisso de submeter ao governo americano decisões estratégicas relacionadas à exploração e à comercialização de petróleo venezuelano. Trump tem defendido que empresários e governos estrangeiros invistam no setor energético do país.
O presidente brasileiro também deve levar à conversa o tema das medidas adotadas por Washington contra Cuba. Em janeiro, o governo dos Estados Unidos passou a impor tarifas a países que exportam petróleo para a ilha. A restrição afeta o fornecimento de combustível e impacta atividades econômicas, incluindo o turismo.