Londrina terá 150 câmeras do programa de monitoramento Olho Vivo

O programa Olho Vivo visa ampliar a efetividade das forças de segurança pública com câmeras inteligentes e Inteligência Artificial
Instalação de câmeras do programa Olho Vivo em Londrina — Foto: Governo do Paran
Instalação de câmeras do programa Olho Vivo em Londrina — Foto: Governo do Paran

Londrina, na região Norte, começa a receber 150 dispositivos de monitoramento com Inteligência Artificial como parte do programa Olho Vivo. Já tem 34 câmeras instaladas como parte da fase 1 do programa, que prevê a implantação de até 1,5 mil equipamentos em todas as regiões do Estado no primeiro trimestre deste ano.

A plataforma integra câmeras inteligentes a softwares de reconhecimento de padrões, leitura automática de placas e sistemas de cruzamento de dados provenientes de diversas fontes, fortalecendo as estratégias de prevenção, investigação e combate ao crime.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, destacou que a instalação dessas câmeras em Londrina permite, além do reconhecimento facial, da leitura de placas, antecipar crimes, porque identificam padrões fora do comum e acionam as forças policiais para poderem agir com celeridade.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que o Olho Vivo leva a segurança pública para um novo patamar ao integrar câmeras inteligentes, leitura de placas e cruzamento de dados em tempo real, protegendo melhor quem vive e circula em Londrina