Kamila, aluna rural de Querência do Norte, garante vaga em Pedagogia pelo Aprova Paraná

Estudante de 18 anos conquista vaga na Unespar apesar das dificuldades impostas pela distância e falta de recursos, destacando papel da escola pública e do programa Aprova Paraná
Kamila da Silva Santos, 18 anos, enfrenta desafios diários para estudar na rede
Kamila da Silva Santos, 18 anos, enfrenta desafios diários para estudar na rede

Kamila da Silva Santos, moradora de uma comunidade ribeirinha em Querência do Norte, município de pouco mais de dez mil habitantes no Noroeste do Paraná, conquistou uma vaga para cursar Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) por meio do Aprova Paraná Universidades. Há sete anos no Colégio Estadual Humberto de Campos, ela percorre mais de 30 quilômetros diariamente até a escola, com trajetos de duas horas em viagens que começam na zona rural, às margens do rio Paraná.

A trajetória de Kamila está marcada pela superação de desafios como estradas de terra e longas distâncias. Filha de trabalhadores rurais, a jovem sempre estudou na rede pública e atribui à qualidade do ensino recebido, apesar das limitações, a sua aprovação. Com apoio dos pais, do motorista do transporte escolar e de professores, ela transformou as dificuldades em motivação para buscar uma formação superior.

A mãe da estudante, Gilda Santos, ressalta a força de vontade de Kamila e o papel fundamental que a educação teve ao oferecer oportunidades para uma região distante. Agora, Kamila aguarda as próximas etapas do programa, que envolvem o envio de dados das aprovações às universidades e a verificação de convocatórias para matrícula.

O Aprova Paraná utiliza a nota do Exame Paraná Mais para ingresso em sete universidades estaduais, reservando 20% das vagas para alunos de escolas públicas. Nesta edição, foram disponibilizadas 3.757 vagas em 440 cursos superiores, demonstrando como o Estado amplia acesso ao ensino superior.