Julgamento sobre extradição de Zambelli é concluído na Itália

A audiência para decidir sobre a extradição de Zambelli foi finalizada, após depoimentos de representantes legais.
Carregando — Foto: Carregando
Carregando — Foto: Carregando

A audiência sobre a extradição de Zambelli começou na quarta-feira (11) e foi suspensa após a manifestação do Ministério Público italiano e de um dos advogados da ex-deputada. Na quinta-feira (12), o representante do governo brasileiro e mais um advogado de defesa prestaram depoimento.

Zambelli está presa na Itália desde 29 de julho, país do qual possui passaporte e para onde fugiu após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ex-deputada deixou o Brasil antes do esgotamento dos últimos recursos contra a condenação pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), crime que teria sido cometido a mando dela em 2023.

O julgamento da extradição, solicitada pelo Brasil, já havia sido adiado em outras ocasiões pelo tribunal italiano, que pediu mais tempo para análise de documentos. Na terça-feira (10), a Justiça italiana negou um pedido da defesa para substituir os juízes do caso, que foram acusados de parcialidade pelos advogados.

Além das condenações relacionadas à extradição, Zambelli também teve seu mandato cassado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, após condenações por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. O Supremo determinou a cassação, mesmo com a manutenção do mandato aprovada pelo plenário da Câmara, alegando que a pena em regime fechado não é compatível com a função parlamentar.