João Lee critica jurada após perda de ponto em homenagem a Rita Lee no Carnaval

A Mocidade Independente de Padre Miguel homenageou Rita Lee no Carnaval, mas perdeu 0,4 ponto por conta de críticas da jurada Mônica Mançur sobre a alegoria.
João Lee e Roberto de Carvalho ao lado de Carro alegórico em homenagem à Rita Le
João Lee e Roberto de Carvalho ao lado de Carro alegórico em homenagem à Rita Le

A Mocidade Independente de Padre Miguel terminou o Carnaval carioca de 2024 na 11ª posição do Grupo Especial. A escola recebeu uma penalidade de 0,4 ponto no quesito Enredo devido à apresentação de um carro alegórico que retratou Rita Lee como Padroeira da Liberdade.

João Lee, filho da cantora, manifestou indignação em relação à justificativa da jurada Mônica Mançur, que afirmou que a associação da figura de Rita Lee a qualquer título convencional desconstrói o recorte libertário do enredo. A jurada alegou que, por essa razão, foi necessário retirar um décimo da nota.

A própria escola também criticou a interpretação da jurada, questionando sua análise. Em uma declaração, a agremiação ressaltou que Rita Lee era conhecida por se autodenominar Padroeira da Liberdade.

Roberto de Carvalho, viúvo de Rita Lee, também esteve presente durante o desfile, que visava prestar homenagem à artista, que faleceu em 2023.