Javier Rodas morre durante férias no litoral de Santa Catarina na Argentina

Professor e escritor falecido deixa legado na educação intercultural bilíngue e no fortalecimento dos povos originários
Muerte de Javier Rodas, indigenista argentino reconocido por su labor en educaci
Muerte de Javier Rodas, indigenista argentino reconocido por su labor en educaci

Um professor e escritor conhecido na cidade de Puerto Iguazú, na província de Misiones, na Argentina, faleceu após sofrer um acidente vascular cerebral. Javier Rodas estava em viagem ao Brasil com a família, no litoral de Santa Catarina, quando o acidente o vitimou durante as férias.

Após ser internado em Bombinhas, ele morreu na tarde da última quarta-feira. O corpo foi translado para Puerto Iguazú nesta sexta-feira, onde ocorreu um velório, antes do sepultamento às 9h deste sábado no Cemitério Municipal El Salvador.

Rodas era responsável pela Escola Intercultural Bilíngue n.º 941 Jasy Porã e autor do livro 'Diccionario Mbya Guaraní', que compila parte da variante local da língua guarani. Sua atuação na área da educação indígena tinha impacto nacional na Argentina, segundo destacam autoridades.

O governador da província, Hugo Passalacqua, e o Conselho Geral de Educação (CGE) reconheceram seu legado, celebrando mais de duas décadas de contribuição para a inclusão e diversidade cultural. Ambos ressaltaram o trabalho constante do educador em prol dos povos originários e da preservação de seus valores.