Itaipu conquista prêmio nacional por boas práticas em gestão de ética

Itaipu recebe prêmio da Comissão de Ética Pública por sua gestão em diversidade e inclusão.
Foto: H2FOZ
Foto: H2FOZ

A diretoria brasileira de Itaipu foi premiada na 11.ª edição do Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, promovido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A binacional conquistou o primeiro lugar na Categoria C, que inclui parceiros e entes subnacionais com acordo de cooperação com a CEP.

O prêmio reconhece o trabalho denominado Jornada para a Estruturação das Diretrizes de Diversidade, Equidade e Inclusão. Essa iniciativa, implantada pelo Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão de Itaipu, traçou um diagnóstico da realidade institucional, buscando compreender o perfil de diversidade da empresa.

A ação abrangeu temas sensíveis, como inclusão, segurança psicológica, assédios e discriminações. Um dos resultados foi a realização do Censo Itaipu 2025, que ouviu empregados, estagiários, aprendizes e trabalhadores terceirizados para melhor entender a diversidade no ambiente de trabalho.

Luiz Fernando Delazari, diretor-jurídico brasileiro, celebrou o reconhecimento, afirmando que o prêmio simboliza o amadurecimento da ética na Itaipu. A coordenadora do Comitê de Gênero, Victoria Pedro Correa, ressaltou a importância do diagnóstico e as ações de sensibilização promovidas desde a criação do comitê em 2023.