Com o encerramento do prazo para pagamentos da cota única e primeira parcela do calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026, cerca de 2,31 milhões de veículos (56%) realizaram ao menos uma etapa de pagamento do imposto.
O balanço preliminar aponta que do total da frota, 1,36 milhão optaram pela quitação à vista, aproveitando o desconto de 6%.
Os recursos arrecadados com o IPVA são fundamentais para investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura viária, beneficiando diretamente a população paranaense.
A arrecadação parcial também pode ser analisada por final de placa: os veículos com finais de placa 1 e 2 arrecadaram R$ 270,5 milhões em 2026.
Os contribuintes têm apenas a opção de pagar o imposto em cinco vezes sem juros.
As guias do IPVA não são mais enviadas pelos correios aos endereços dos contribuintes.
Os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerar as guias.
Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.
As motocicletas de até 170 cilindradas continuam isentas do imposto.
O prazo para o pagamento à vista do IPVA 2026 se encerrou no dia 9 de janeiro.
Os contribuintes poderão pagar o IPVA 2026 via pix a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.