Inovações Científicas são Destaque no Show Rural

O Governo do Paraná selecionou inovações científicas para impulsionar o agronegócio no Show Rural 2026.
Inovações científicas em exposição no Show Rural 2026. — Foto: Governo do Paraná
Inovações científicas em exposição no Show Rural 2026. — Foto: Governo do Paraná

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), selecionou para o Show Rural 2026 uma série de inovações científicas para impulsionar o agronegócio. As tecnologias estão em exposição no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) instalado no evento.

A programação, que teve início na segunda-feira (9), segue até sexta (13), no Parque Tecnológico da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), em Cascavel, no Oeste do Estado. Resultado de pesquisas acadêmicas, os projetos em destaque vão desde o combate a pragas até a valorização de subprodutos da agroindústria, conectando o conhecimento científico às demandas do campo.

O Prime é um dos programas estratégicos coordenados pela Seti que tem como objetivo acelerar a transformação do conhecimento científico gerado nas universidades paranaenses, públicas e privadas, para gerar novos produtos, serviços e negócios. Em parceria com a Fundação Araucária, essa política pública fornece um suporte técnico para que os pesquisadores transformem os estudos acadêmicos em soluções reais para o setor produtivo, integrando conhecimento, mercado e desenvolvimento regional.

A presença de projetos de pesquisa científica no principal evento do agronegócio do Sul do Brasil evidencia o compromisso do Governo do Paraná para fomentar a pesquisa aplicada como motor de inovação e competitividade para o setor produtivo. A ideia é transformar a ciência em ferramentas para aumentar a eficiência no campo.