A partir de hoje, 25 de maio de 2026, os trabalhadores terão a oportunidade de utilizar parte do saldo do FGTS para renegociar dívidas através do novo programa Desenrola. A iniciativa permite que sejam usados até 20% do valor disponível no fundo ou até R$ 1 mil, prevalecendo o montante maior, para quitar ou amortizar débitos bancários.
A consulta aos valores disponíveis já está acessível por meio do aplicativo do FGTS. O governo estima que a movimentação total de recursos do fundo pode alcançar até R$ 8,2 bilhões dentro do programa. Para participar, os trabalhadores devem ter uma renda mensal de até R$ 8.105, e as dívidas que podem ser renegociadas incluem cartão de crédito, cheque especial e Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
A adesão ao programa será feita diretamente nos bancos, após autorização do trabalhador por meio do aplicativo. Uma vez realizada a renegociação, a Caixa Econômica Federal será responsável pela transferência dos valores às instituições financeiras que detêm os contratos.
O governo prevê que o processo de conclusão das operações ocorra em até 30 dias após a consulta do saldo disponível. A Caixa está finalizando os procedimentos operacionais necessários para que a modalidade esteja disponível nas instituições financeiras.
Vale destacar que, ao aderir a essa nova opção, os trabalhadores terão suspensos temporariamente novos saques anuais e as antecipações do saque-aniversário até que o saldo do fundo seja recomposto. Além dessa nova etapa do Desenrola, o governo também anunciou o pagamento de R$ 8,4 bilhões em valores residuais do saque-aniversário do FGTS, beneficiando cerca de 10,5 milhões de trabalhadores.
Os depósitos desses valores ocorrerão no dia 26 de maio e são destinados a pessoas que foram demitidas sem justa causa entre 2020 e 2025. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa que os valores serão creditados automaticamente nas contas cadastradas no aplicativo do FGTS, com exceção dos recursos vinculados a contratos de antecipação ainda ativos.