Implanon dobra procura no Paraná e bate recorde de aplicações

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná registrou um crescimento expressivo na oferta do implante anticoncepcional de etonogestrel, conhecido como Implanon NXT
Foto: Foto: SESA
Foto: Foto: SESA

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná registrou um crescimento expressivo na oferta do implante anticoncepcional de etonogestrel, conhecido como Implanon NXT. Entre janeiro e novembro de 2025, foram realizadas 1.060 inserções do método na rede pública estadual, número 118% maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando houve 485 procedimentos.

Curitiba é a cidade com o maior número de demandas. Até então, o implante estava disponível apenas em municípios que conseguiam adquirir o produto com recursos próprios ou por meio de consórcios. Mais de 700 aplicações no Paraná foram realizadas entre julho e novembro de 2025.

O levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde mostra que a ampliação do acesso está diretamente ligada à publicação de novas portarias do Ministério da Saúde. Aplicada em julho de 2025, elas flexibilizaram os critérios de indicação do método, agora as interessadas podem aplicar o Implanon através do SUS do Paraná.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que, já no próximo semestre, o implante esteja disponível em todas as 22 Regionais de Saúde, ampliando o acesso ao planejamento reprodutivo em todo o Paraná. O implante de etonogestrel é um contraceptivo reversível de longa duração, com eficácia por até três anos