Governo e apoio em eleições: Lula e Flávio Bolsonaro recebem respaldo de chefes do Executivo

Lula tem apoio de 12 governadores e Flávio Bolsonaro de 5, mas aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro têm Estados com maior contingente eleitoral.
Flavio-x-Lula-1-300x169-1

O presidente Lula reúne o apoio de 12 governadores no primeiro turno das eleições de 2026. O senador Flávio Bolsonaro, por sua vez, conta com o respaldo de cinco chefes do Executivo nessa etapa. A desvantagem numérica dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro é compensada por Estados que concentram um contingente eleitoral superior ao dos governadores alinhados a Lula.

No total, Lula teria 53 milhões de eleitores sob a influência dos governadores que o apoiam; Flávio está à frente, com 57,3 milhões. Os dados fazem parte de um levantamento publicado pelo site Poder360.

Entre os apoiadores do senador estão governadores de unidades federativas com grande densidade eleitoral. São os casos, por exemplo, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A tendência é de que Flávio Bolsonaro amplie sua base de apoio entre governadores em um eventual segundo turno, podendo ultrapassar o número atualmente registrado no primeiro turno. Lula, por outro lado, deve manter o bloco já consolidado.

Ainda há governadores que não sinalizaram formalmente o seu apoio, o que mantém o cenário aberto para negociações políticas nas próximas etapas da campanha. O líder do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é um exemplo disso, após se filiar ao PSD, partido sob o comando de Gilberto Kassab.