Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026

resolucao-fotos-site006476510202606241745.jpg

Ester Amelia Assis Mendes recebendo Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 –

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amelia Assis Mendes, recebeu na noite de terça-feira (23) o Prêmio Mulher Inspiração 2026, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR). A honraria foi entregue na sede da entidade, durante uma cerimônia para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.

A premiação entregue para Ester tem foco na promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres na profissão. Segundo o Senge-PR, o prêmio busca dar visibilidade a competências que frequentemente são questionadas no dia a dia, seja no campo, em reuniões de diretoria ou na busca por uma ‘segunda opinião’ masculina.

Para Ester, ser escolhida como Mulher Inspiração é motivo de celebração e reflexão. “Com mais de 30 anos no exercício da profissão de geóloga, esse é um momento único de grande emoção e profunda gratidão. A premiação é uma resposta institucional à urgência da equidade de gênero e ao reconhecimento de trajetórias que transformam a sociedade e fortalecem o setor técnico”, afirmou a gerente da Sanepar.

A PREMIADA – Ester é geóloga e especialista em geoprocessamento, com mais de 30 anos de experiência em recursos hídricos, atuando na integração da gestão ambiental, recursos hídricos e saúde. Trabalha para a segurança da água focada na rastreabilidade, inovação, eficiência operacional e articulação interinstitucional, unindo sustentabilidade e visão corporativa para agregar valor aos negócios e a sociedade.

Profissional de Gestão de Riscos em Mananciais de Abastecimento Público da Sanepar, lidera atualmente a implementação da estratégia do Plano de Segurança da Água com o Programa Água Segura nos 344 municípios atendidos pela Companhia. Em 2022 recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba pelo destaque alcançado através de ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

OUTRO TROFÉU – Além do Prêmio Mulher Inspiração, Ester também concorre, neste ano, ao 5º Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, promovido pelo Conselho de Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Assim como no caso do Senge-PR, a honraria busca reconhecer profissionais com trajetórias de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O troféu leva o nome da primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil. As vencedoras serão conhecidas no dia 6 de julho.

Com informações da assessoria.



Fonte:A Rede PG