Um ciclone bomba está previsto para se formar na Argentina entre os dias 22 e 23, o que deve resultar na chegada de uma forte massa de ar polar ao Brasil. O fenômeno se desenvolverá em alto-mar, distante da costa, conforme informações da MetSul Meteorologia.
A expectativa é que o sistema se intensifique rapidamente, com a possibilidade de se tornar um ciclone bomba devido à acentuada queda da pressão atmosférica em um curto espaço de tempo. Os ventos associados ao ciclone poderão ultrapassar os 130 km/h, o que aumenta o risco de ressacas e a formação de ondas mais elevadas nos próximos dias.
Os meteorologistas ressaltam que os efeitos mais significativos do ciclone devem ser sentidos no oceano. Em terra, a chegada da massa de ar frio provocará uma queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do Brasil, além de impactar países vizinhos.
A frente fria que acompanha o sistema poderá causar temporais isolados no Centro-Sul do país, com rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h, especialmente no Rio Grande do Sul. A previsão indica que o ciclone bomba se afastará do continente a partir de quarta-feira, dia 24.
Este fenômeno climático representa um importante evento para a meteorologia da região, que deve acompanhar atentamente as mudanças nas condições climáticas nos próximos dias.