Poucos dias após o início da operação das câmeras do Olho Vivo Paraná no Litoral, a tecnologia já contribuiu para a elucidação do primeiro crime na região. Um caso de estelionato ocorrido em Matinhos foi solucionado no mesmo dia graças ao uso das câmeras inteligentes e das ferramentas de monitoramento e cruzamento de dados do sistema, resultando na prisão em flagrante do suspeito em Curitiba.
O crime aconteceu no fim de dezembro, durante uma manhã, nas proximidades do ferry boat, entre Guaratuba e Matinhos. Uma mulher abordou uma viatura da Polícia Militar relatando que havia sido vítima de um golpe. Com as informações iniciais repassadas pela vítima, equipes da Polícia Militar iniciaram imediatamente a busca pelos suspeitos.
Com a integração entre o Olho Vivo e o trabalho de inteligência das polícias Militar e Civil, o suspeito foi localizado no mesmo dia na Capital e levado pelos policiais de volta à Matinhos, onde a prisão foi efetuada em flagrante. Durante a abordagem, os agentes de segurança constataram que o homem já havia aplicado outros golpes semelhantes.
Além desse primeiro caso solucionado no Litoral, o sistema tem se mostrado útil no apoio a outras ações policiais, como uma prisão por tráfico de drogas em Pontal do Paraná, o cumprimento de mandados de prisão em aberto e ocorrências de violência doméstica.