A partir de 11 de fevereiro, Brasília recebe a exposição Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral, que revisita a trajetória de uma das figuras mais importantes do modernismo brasileiro. A mostra ficará em cartaz no Centro Cultural TCU até 10 de maio e a entrada é gratuita.
Esta é a primeira vez que a exposição é realizada na capital federal e reúne mais de 60 obras originais da artista, incluindo a famosa pintura Operários (1933). A visita também conta com uma sala imersiva que apresenta projeções de obras icônicas, como Abaporu e Antropofagia, levando o público a explorar paisagens e imaginários do universo visual de Tarsila do Amaral.
Organizada em quatro núcleos curatoriais, a exposição ilustra os deslocamentos do olhar da artista ao longo de sua carreira, desde os primeiros anos na pintura até uma fase mais social, que aborda desigualdades e transformações do país. A mostra reúne obras de importantes acervos públicos e privados, destacando a relevância da artista na atualidade.
A idealizadora e curadora Karina Santiago expressou sua admiração por Tarsila, ressaltando sua trajetória audaciosa. A curadoria também conta com Paola Montenegro, sobrinha-bisneta da artista, e Juliana Miraldi, que destacam a importância das obras e da sala imersiva que inclui trabalhos emblemáticos que não puderam estar fisicamente na exposição.