A Rodoviária de Curitiba está se organizando para receber um total estimado de 24 mil embarques durante o feriado do Dia do Trabalhador, que ocorre nesta sexta-feira, 1°. A movimentação deve começar a aumentar a partir desta quinta-feira, 30, quando se espera que aproximadamente 10 mil passageiros utilizem o terminal. Esse número representa um aumento de 30% em comparação às quintas-feiras comuns.
Para garantir a segurança e o fluxo adequado no local, a Prefeitura de Curitiba informou que haverá reforço nas operações dos agentes de trânsito nas áreas internas e nos acessos ao terminal rodoviário. Além disso, as linhas de ônibus que conectam à Rodoviária de Curitiba contarão com veículos de reserva para atender à demanda em casos necessários.
Os destinos mais procurados pelos viajantes são o Interior do Paraná, que concentra 40% das intenções de viagem, seguido por Santa Catarina e o Litoral do Paraná, ambos com 20%. Outras localidades, como São Paulo, devem receber 14% dos passageiros, enquanto o Rio Grande do Sul e outros destinos representam, juntos, 6% das escolhas.
Os passageiros que utilizam transporte coletivo devem ficar atentos, uma vez que as estações-tubo Rodoferroviária e Eufrásio Correia estão temporariamente desativadas devido a obras. As estações mais próximas disponíveis para acesso ao terminal são Viaduto Capanema e Mariano Torres.
Para evitar contratempos, é recomendado que os viajantes adquiram suas passagens com antecedência e cheguem ao terminal rodoviário com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário programado para embarque. Essa medida visa garantir um fluxo mais tranquilo durante um dos feriados mais movimentados do ano na Rodoviária de Curitiba.