O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos vai passar por 42 municípios, de diferentes regiões do Estado, em janeiro. A primeira ação de 2026 ocorre na sexta-feira, em Umuarama, no Noroeste, e integra o 5º ciclo do projeto.
O investimento do Governo do Estado nesta etapa é de R$ 19,8 milhões, um incremento de 106% em relação ao 4º período. A expectativa é que 105 mil animais, entre cães e gatos, sejam esterilizados nesta etapa.
Além da esterilização, o programa propõe ações de educação sobre a tutela responsável de cães e gatos, contribuindo para a conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes. O programa ainda oferece palestras sobre zoonoses e orientações sobre vacinação e desvermifugação de animais.
Para participar, o cidadão deve ir diretamente em um dos pontos determinados pela prefeitura da sua cidade, parceiras do Estado nesta iniciativa. No momento da inscrição, os tutores já receberão todas as orientações sobre o pré e pós-operatório, além de medicamentos para os cuidados após a cirurgia dos pets e aplicação de um microchip eletrônico para identificação do animal.