O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná, formalizou um novo contrato de gestão que marca uma ampliação significativa da capacidade assistencial do Hospital Regional do Centro-Oeste Deputado Bernardo Ribas Carli, que atende 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.
A unidade, que nos últimos dois anos manteve uma média de 600 cirurgias por mês, passou a ser gerida pelo Centro Integrado de Saúde, com expectativa de alcançar mil procedimentos mensais e ampliar o acesso da população regional a cirurgias eletivas e de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde.
O hospital realizou cerca de 13 mil cirurgias, incluindo 3 mil próteses de joelho e quadril, e agora entra em uma nova etapa com o novo contrato, que permite ampliar a produção cirúrgica, reduzir filas de espera e garantir mais agilidade no atendimento à população.
O secretário de Estado da Saúde destacou que a Sesa vai auxiliar na qualificação das filas de espera de Guarapuava e região, com mutirões e novas estratégias de organização, e que o Programa Opera Paraná realiza cerca de 2,2 mil cirurgias por dia em todo o Estado, sendo o maior programa per capita de eletivas do país.