Mesmo durante as férias escolares, o aprendizado continua para estudantes do Colégio Estadual do Campo Efigênia de Paula Luz, em Sapopema, no Norte do Estado. Ao longo desta semana, um grupo de dez alunos participa do projeto Escola Rural de Cinema, iniciativa que leva oficinas de produção audiovisual a jovens de comunidades rurais do Paraná. Os participantes aprenderão sobre roteiro, storyboard, figurino e captação de vídeo e áudio.
O projeto surgiu em 2020 e tem como objetivo valorizar o território e a identidade das comunidades rurais, usando-as como pano de fundo para as produções cinematográficas. Alunos de diferentes séries, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, são responsáveis por todas as funções envolvidas na produção audiovisual. A escola e as paisagens da região servem de cenário para as produções.
A iniciativa também recebe apoio das secretarias da Cultura dos municípios contemplados. O diretor do colégio, Luis Fernando Moreira, afirma que o projeto é importante para a comunidade escolar, pois pode levar o nome da instituição para todo o Estado, país e, quem sabe, para o mundo. Ampliar interesses e horizontes é exatamente o objetivo do projeto, que proporciona o alcance a novos horizontes pelos alunos.
O projeto terá sua primeira edição itinerante em 2026, chegando a outros municípios do interior do Paraná. Além de Sapopema, a oficina já passou por Faxinal, no Norte do Estado, e na próxima semana, o destino será Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro.